quinta-feira, 20 de novembro de 2008

CnB News: Seria Zumbi dono de escravos!?

Hoje é dia da consciencia Negra!!
Já foi abordado pelo meu amigo Ed MacLeod esse tema, e de uma forma muito interessante e romântica. Agora, venho trazer a vocês, direto do mundo das notícias, algo também relacionado a essa data.

ZUMBI DONO DE ESCRAVOS??

Nesta quinta-feira, várias cidades brasileiras comemoram o dia da consciência negra, data em que evoca a morte de Zumbi dos Palmares. Último lider do maior dos quilombos, Zumbi foi morto no dia 20 de novembro de 1695. Ao longo do decorrer do tempo, esse persogem acabou se tornando uma figura mítica, um herói na luta contra a escravidão. Mas o que realmente se sabe dele é muito pouco, devido a poucos documentos.

Porém novos estudos, acreditam que a idéia feita de Zumbi e quilombo dos Palmares é uma idéia idealizada. Dizem que muito do que se conta sobre sua atuação à frente do quilombo é incompatível com as circunstâncias históricas da época. O objetivo desses estudos não é colocar em xeque a figura simbólica de Zumbi, mas traçar um quadro realista, documentado, do homem e de seu tempo.

Os novos estudos sobre Palmares concluem que o quilombo não era um paraíso de liberdade, não lutava contra o sistema de escravidão nem era tão isolado da sociedade colonial quanto se pensava. O retrato que emerge de Zumbi é o de um rei guerreiro que, como muitos líderes africanos do século XVII, tinha um porção de escravos para uso próprio. "É uma mistificação dizer que havia igualdade em Palmares", afirma o historiador Ronaldo Vainfas, professor da Universidade Federal Fluminense e autor do Dicionário do Brasil Colonial. "Zumbi e os grandes generais do quilombo lutavam contra a escravidão de si próprios, mas também possuíam escravos", ele completa.

Desde a Antiguidade e principalmente depois da conquista árabe no norte da África, a partir do século VII, os africanos vendiam escravos em grandes caravanas que cruzavam o Deserto do Saara. Na época de Zumbi, a região do Congo e de Angola, de onde veio a maioria dos escravos de Palmares, tinha reis venerados como se fossem divinos. Muitos desses monarcas se aliavam aos portugueses e enriqueciam com a venda de súditos destinados à escravidão. "Não se sabe a proporção de escravos que serviam os quilombolas, mas é muito natural que eles tenham existido, já que a escravidão era um costume fortíssimo na cultura da África", diz o historiador carioca Manolo Florentino, autor do livro Em Costas Negras.

Zumbi e o bandeirante Domingos Jorge Velho, que destruiu Palmares: a escassez de documentos favoreceu versões romantizadas de como era a vida no quilombo

Bom, pra falar a verdade, nem sei como terminar esse post. Talvez de uma forma idealista, ou talvez, procurar acreditar nesses novos estudos. Mas o fato é que jamais teremos certeza de como as coisas foram feitas e realizadas, como também, os verdadeiros motivos. Só sabemos que quem conta um conto sempre aumentará um ponto por causa do seu campo de visão. Mas que é interessante refletirmos sobre isso é. Por isso terminarei dizendo, assim como o MacLeod, nao somos raças, somos pessoas que temos determinada cultura, temos uma determinada fé e temos um contexto social em que vivemos. Não é fácil julgar os outros por causa desses fatores. Somos apenas seres humanos imperfeitos tentando ser felizes.

Parabéns a Todos nós!!

7 Comentários:

Felipe Motta disse...

Muito bom esse CnB News sobre a data de hj xará, muito bom mesmo

Anônimo disse...

olha nao vou comentar nesse poste pq ele fala de um assunto q eu jah fiz um comentario no outro poste lah em baixo por isso nao vou comentar nesse ok mas apenas por isso....

Anônimo disse...

olha pior q eu acabei comentando sem querer olha mas agora ja foi se vc quiser apagar esse comentario pode apaga olha pq na verdade nem era pra eu ter comentado

Anônimo disse...

olha apaga esse outro de cima tbm pq ele tem haver com o outro comentario olha na verdade nao era pra ter nenhum comentario era pra ser so um avizo q eu tava dando olha antes q eu eskessa apaga este tbm ok bjosss fui nessa descupe o encomodo.....

Tiago Ziviani disse...

nossa.....mas essa "mulher " tah se superando hein!!
ahushaushaush
"PELAMORDEDEUS"
SE "MORRE" INFELIZ
ahuhauhuahuahua

Anônimo disse...

E a pergunta que não quer calar: quem é essa bendita "mulher"??

Será fruto de uma imaginação brilhante e sádica, que adora nos ver indignados com o assassinato cruel da nossa língua e com a promessa diária - e nunca realizada - do "vou pensar"?

Ou será apenas... uma mulher mesmo?

Prefiro acreditar na opção 1 (vou dormir mais feliz assim).
=S

E Hugo... Parabéns pelo post! =D

Hugo Behael disse...

obrigado, valeu!!