quinta-feira, 13 de novembro de 2008

INFÂNCIA PERDIDA: O Fantástico Jaspion

RRRÁÁÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mais uma sessão "Infância Perdida"!!! O Tema da nossa infância perdida dessa vez foi vivido por muitas pessoas com muita emoção, carinho e ANSIEDADE (a porra da "Manchete" ficava enrolando agente e nunca passava o último episódio, até que um dia...)
... Pois bem, viemos falar aqui sobre a série que definitivamente marcou a vida de muitos de nós, uma série que revolucionou a forma de pensar de muitas crianças, onde mostrou que a coragem e justiça andam lado a lado na luta contra o MAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! De quem falo???....de quem?????.... de quem???............. é claro que é dele.................................


O FANTÁSTICO JASPION!!!!!!!!!!!!!

- Essa armadura era demais!

Acho que não exagerei na apresentação!! Esse cara simplesmente era demais! Voltemos um pouco ao nosso passado para relembrar as façanhas desse personagem incrível!!

No Brasil a série tinha o título de "O Fantástico Jaspion", mas o titulo original era
Kyojuu Tokusou Juspion. Juspion é a junção da expressão inglesa Justice Champion que significa "Campeão da Justiça". Kyojuu significa monstro gigante, enquanto Tokusou é a abreviação de tokubetsu sousa (investigação especial). Portanto, a tradução seria algo como Campeão da Justiça Investigador de Monstros Gigantes ou Investigador de Monstros Gigantes Jaspion.

Forjado nos campos de batalha do universo distante e nascido no Japão de um retrocruzamento entre um homem terreno e uma alienígena, Jaspion, talvez o único japonês da história com cabelo black powr tem se destacado como o defensor de planetas sob o ataque maléfico de Satan Goss e sua horda de monstros gigantescos de borracha e gosma.

O objetivo principal de jaspion é encontrar a porra de um pássaro dourado que possui poderes para derrotar o Grande Boss, Satã Goss. Tinha como principais aliados Mya (um monstrinho estranho que só falava: "Miya, Miya") o qual se acredita ser uma espécie de teletubies primitivo. Seus descendentes têm um vocábulo um pouco mais extenso, falando "OOOOOOIIIIII!!!" e "DE NOVOOOOO!!!"), Edin (Um velho filho da P$#@ que construiu, sozinho, ninguém sabe como, o Gigante Guerreiro Daileon. Dizem que a NASA anda estudando a tecnologia que Edin usou. É mestre do jaspion e Nostradamus espacial, que é mais velho que o Mestre Ancião dos Cinco Picos Antigos), Anri (um andróide oriental gostosa que aparece peladinha em alguns episódios da série), o professor nambara (um fotógrafo falido que foi demitido por não conseguir a foto do pássaro dourado e do Keixada Noturno), Kanoko (filha gostosinha do fotógrafo que deu sorte de ser uma das cinco crianças apontadas pela luz), Keita (filho mais novo do fotógrafo e totalmente inútil na série). Boomerman e seus bumerangues que cortam até poste, e outros figurantes sem destaque.


Curiosidades

- A Série faz uma analogia com a cultura da Santa Bíblia Cristã, ao mencionar que as profecias ditas por Edin estão contidas na Bíblia Galáctica e que, assim como a bíblia cristã, o mal que existe é fruto de "Satã" Goss, o Grande Inimigo. Esse Kanji significa: Satã Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em incontroláveis

- Como já foi dito, Jaspion fazia uso de uma super tecnologia que fora desenvolvida por Edin e talvez alguns duendes galácticos. Vale aqui algum destaque para os modelos adotados dessa tecnologia. Ele tinha uma transformação ultra espetácular tirando energia das mãos (pode ser conferido no vídeo mais em baixo). Possuia a super spadium laser. Uma espada luminosa aparentemente inofensiva, mas mermão, a bicha era demais. Em alguns episódios jaspion vai na porrada, corpo a corpo mesmo, contra os gigantes monstros melequentos usando apenas a spadium laser.

- Jaspion possuía o Daileon, a nave-mãe de Jaspion onde também ficava guardado os outros veículos do herói. Quando necessário, assumia a forma de robô para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Os ataques mais freqüentes são "Daileon Punch", "Daileon Kick", "Raio Cósmico" e "Golpe Daileon", que geralmente é o golpe fatal. Mas um dia o monstro Dorima (ep. 17) resistiu a este ataque e Jaspion foi obrigado a usar o "Daileon Laser", a medida extrema, que desintegrou o monstro. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, no Brasil mais conhecido pela consagrada tradução Gigante Guerreiro Daileon).

- É impressionante como jaspion manipula seu Grande Guerreiro Daileon. O Daileon executava todo os tipos de movimentos possíveis, e o jaspion o controlava, não me pergunte como, com apenas duas alavancas que faziam apenas dois movimentos: um pra frente e outro pra trás. Eu não sei, mas isso é um mistério, é uma tecnologia incrível, que não se sabe qual é. Talvez ele tenha um milhão de pedais em baixo!! confiram no vídeo, a incrível e super difícil maneira, como jaspion controla seu Robô. (aparecerão também, Edin, Satã Goss, o Pássaro Dourado e como jaspion fazia a sua transformação)




Tosquice

Sério! ainda não entendi qual foi a intenção do diretor da série ao colocar a personagem Miya. Sei lá, acho que ele deve ser o mesmo diretor da porcaria dos Teletubies também. Talvez ele tenha pensado: " Rááá, venderei meu jabá do meu futuro lançamento (Teletubies) nessa serie do Jaspion". Aí fudeu, colocou a miya que nada contribuiu na série. O personagem tava tão ridículo, e depois de tantos capítulos no ar, eles inventaram de que a porrinha deveria falar. Não é que ela falou. É claro que não foi " De nooovoooo" e nem " ooooiiiiiii", eles não podiam estragar a surpresa dos futuros monstrinhos fofinhos e pederásticos da TV.

Uma Luta Perfeita

Ainda não mencionei nesse post o famoso Macgarem, filho de Satã Goss. Macgarem é um ser maléfico, mas pensem num maléfico mesmo, sem dó! Ele inventa de tudo pra acabar com jaspion (não entrarei em detalhes para evitar lembrar das atrocidades cometidas por esse cachorro!!). Ele e o Jaspion se enfrentam algumas vezes no decorrer da série, mas o Macgaren sempre dava no pé quando o bicho pegava pro lado dele. Mas, chegando nos últimos episódios o confronto final dos dois. Uma luta, digamos, perfeita. Eles vão corpo a corpo, espada, brigam também na famosa fumaça do chão em ambientes escuros, luta aérea, etc... bem, confiram esse vídeo!!! Preparem a pipoca e seus corações!!


Encerramento


Bem, galerinha, acho que vocês já "deram" pra relembrar e curtir um pouco da infância perdida. Aceitamos dicas e tudo mais que quiserem relembrar. Espero quem tenham gostado e que enchem seus corações com o espírito de justiça e coragem igual o nosso amigo Jaspion tinha (É claro que ele tinha meios pra isso também, mas vamos tentar!)
É um paradoxo, mas vou encerrar o post com a Abertura dessa super série que conhecemos, O Fantástico Jaspion!!!



Obrigado por sobreviverem e lerem até aqui.......não vão chorar, crinaças!!! (comentem)





Falow!!!

13 Comentários:

Tiago Ziviani disse...

cara......essa postagem ficou muito fera.....mto massa!!
e quem eh q da nossa época não assistia Jaspion?
axo q td mundo !
flw aeww"!

mulher disse...

olha essa eh minha sesao preferida olha tem muita coisa q eu queria q pasasse de novo na teve eu gostava do jaspion ate pq meu cabelo sempre foi parecido com o daquela mulher que tinha uns pirepakes olha mas eu gostava mais dos chengemen eu sempre falava q era a chegemen ROSA eu ate gritava na msma hora q ela falava CHENGEMARLEIDEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SARAIVA disse...

PORRA CURTIA DEMAIS JASPION!!
KARALHO!!

mulher disse...

olha esqueci de pedi fas o infacia perdida dos chengemem olha vcs colocão postes do pedido do leitor olha se nao colocar o poste q eu pedi não vlto mais aqui... vou pensar.

saraiva disse...

oi mulher...
me add ae: saraivakruger@hotmail.com!

Filipe Carnage disse...

Aí Hugo, agora você se superou nessa postagem, meus parabéns!

Eu lembro d quando era pivete e assistia direto Jaspion e toda aquela caralhada de outros seriados japoneses (que são muito melhores que qualquer Power Rangers de agora).
Saudades do canal Manchete...

Inté!

BiLLy CoBaIn disse...

nuss... kuase xorei! saudade da minha infancia, eu era feliz e nao sabia!!

mulher disse...

olha ja esta addcionado sairaivinha olha me adddciona tbm nanda_ktcha@hotmail.com olha vc paresse ser bem legal olha bjos pra vc...

ps: bjjjjjsssssssssssssssssss

Tiago Ziviani disse...

kkkkkkkk.............da-lhe saraiva.....garanhao!!
uhhullll

MaY disse...

Jassppionnnn!!!!Jaspionnnnnn!!!huhauhauha
Bem massa msmo!

Agora quero que o próximo seja do Cavalo de fogo! Se quiserem eu ate gravo a musiquinha.auhauahauah =D

Hugo Behael disse...

ahahah
vou pedir pra minha princesa ajudar, may...
ela curtia muito cavalo de fogo!
bjos!

MaY disse...

Ja to pla área sim!
êêê!!=p então eu gostava tbm desse desenho..pena q foi tão curto!

pedro disse...

Sem dúvidas "Jáspion" fez parte da minha infância,o melhor tokusatsu que já criaram,e que saudades eu tenho dessa época.
Minha única lamentação é que as crianças de hoje não terão esse privilégio de assistir ao "Fantástico Jáspion".
Fomos verdadeiros sortudos por termos assistido o Jáspion,e devemos agradecer por essa infância verdadeiramente feliz e que jamais voltará.
Só não vou falar mais pra daqui a pouco não chorar.................