segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Infância Perdida: "Top Gear" (Super Nintendo)

Quem ouviu a turma do Cerebelo na brita neste sábado na rádio Vem Brasil já deve saber que somos fãs incondicionais do jogo Top Gear, do Super Nintendo. Então, tanto para os infelizes desconhecedores desse clássico, quanto para quem gostaria de lembrar dos tempos de Yakult de 25 centavos, vamos para mais uma sessão de... "Infância Perdida"!!!

Top Gear foi lançado em março de 1992 pela KEMCO no Japão com o nome Top Racer, foi um dos primeiros jogos de corrida para o console, e com certeza um dos melhores.

Caixa de Top Gear - Alguem viu esse carro no jogo? O_o

Ao iniciar o jogo, são diversas opções de configuração para escolher, incluíndo a escolha do nome dos pilotos, tipo de transmissão (automática ou manual), layout de controle (inclusive um bizarro layout onde o jogador deve usar o controle de cabeça-para-baixo) e o carro mais adequado para cada estilo de jogador.

Carros

o branquinho sempre foi o mais popular

São 4 modelos para escolher, cada um com diferentes valores de velocidade máxima, aceleração, estabilidade e consumo de combustível. O que poucos sabem é que os carros tinham nomes bem peculiares:

Cannibal - o carro vermelho, apelidado de ‘Ferrari’, é o carro profissional do jogo, o mais veloz, porém bastante instável nas curvas e o que mais consome combustível.

Sidewinder - o mais popular do jogo, o carro branco que não é tão veloz mas tem a melhor aceleração, é ótimo nas curvas e tem o mais baixo consumo de combustível, o que pode ser um importante diferencial nas corridas mais longas.

Razor - é o carro roxo, apelidado por muitos de ‘Porsche’, é uma versão mais equilibrada e econômica que o vermelho, atinge a velocidade final mais rapidamente e consome menos, porém ainda perde bastante nas curvas.

Weasel - pessoalmente o meu favorito, o carro verde é o mais equlibrado de todos, corre e consome tanto quando o roxo, mas com melhor estabilidade e consumo.

Jogabilidade

Top Gear é um campeonato ao redor do mundo, as corridas acontecem em diversos países e o seu objetivo é ser o primeiro em cada campeonato. Os cenários são bem variados, com corridas noturnas e debaixo de neblina, neve, areia e tudo mais, algumas provas mais longas exigem que o jogador faça uma parada estratégica em um Pit Stop posicionado no traçado, esse momento é crucial para o resultado da corrida, porque os carros controlados pelo computador não fazem as paradas.

Ao ficar sem gasolina, o jogador ainda pode tentar a sorte de receber uma pancada na traseira e sair na ‘banguela’ até cruzar a linha de chegada, mas caso isso não aconteça, é game over na certa. Em cada corrida o jogador dispõe de 3 ‘nitros’ para usar quando quiser, esse boost extra temporário é bastante útil em pista livre e também pode ser um diferencial em uma prova longa.

Jogando on-line

Olha o Filipe como player 2 ali!

O jogo sempre rola em split screen horizontal, como na foto acima, mesmo no modo single player a visão será essa, com um ‘rival’ controlado pelo computador correndo na tela de baixo. A tela mostra informações bastante úteis, como um mini mapa do traçado, com uma bolinha mostrando a sua posição, a posição do outro jogador e a do primeiro colocado (caso não seja você), ainda sobra espaço para mostrar velocidade, RPM, medidor de gasolina, posição no grid e marcha.

Trilha Sonora

Como não analisar Top Gear sem falar da trilha sonora? O jogo apresenta 5 músicas de Barry Leitch, remixadas dos jogos Lotus do Amiga. As músicas são tão influentes que a banda britânica MUSE se inspirou na intro desse game para fazer os arranjos de ‘Bliss’, um de seus sucessos.

Top Gear ganhou duas continuações, Top Gear 2 em 1993 e Top Gear 3000 em 95, além de diversos títulos para Nintendo 64 e Game Boy, também PlayStation e XBox.

*UPDATE: Para conferir uma das músicas mais clássicas de todos os tempos nos videogames é só clicar AQUI e ver 3 vídeos da música da primeira fase de Top Gear, 2 deles interpretados por gamers-maníacos na guitarra e outro com a música na sua forma clássica direto do game.

É isso ae! Se você ainda tiver um Super Nintendo, divirta-se! Caso você já o tenha trocado por um Play 2, então trate de encontrar um CD com todos os jogos do SNES, procurar o game Top Gear e mandar Brasa!!!

TOP GEAR NA VEIA!!!

12 Comentários:

Tiago Ziviani disse...

Cara...realmente vc tah se superando!
kkkkkkk
essa postagem eh muito show de bola diego, bacana demais!!
to gostando de ver hein vagal....tah postando soh coisas legais!
kk
vlww

Anônimo disse...

orra...mto legal essa postagem hein, eu era suuuper viciado em top gear po, ainda tenho até hj o jogo!
parabéns ao blog ae, vlww

Hugo Behael disse...

snif, snif!!
Emocionei-me!

Anônimo disse...

nossa.....muito legal esse jogo mesmo hein....adorei vocês terem lembrado dele!abraço

Anônimo disse...

ate lembro desse jogo, mas meu irmão não deixa eu jogar po, mas fikava vendo eles jogarem e me amarrava!!
vleeww

Anônimo disse...

muito fera esse jogo!
jogo até hj isso, eh viciante sabia!!
jah matei aula pra jogar !!!
hahaha

Anônimo disse...

poxa....mesmo sendo mulher,adorava jogar top gear!!
muito boua a postagem
bjuss...

Anônimo disse...

loko d+ esse game, mto fera....vlw seus viadinho!

Anônimo disse...

post 10, ate hj o game + divertido de corrida

Anônimo disse...

o jogo é muito bom mesmo, todos aki em ksa gostam muito!!

será que existe alguma versão que possa ser jogada no pc?
se tivesse seria d+

Filipe Carnage disse...

Até tem como sim Ed: Emulador!!!

Aqui em casqa jogo no emulador do SNES e vai que é uma beleza

Unknown disse...

pow joguei muito
sai da escola chegava em casa e ficava a tarde jogando
depois decia pro play
hj em dia meu irmão mais novo
nem gostou
otimo relembrar o passado
forte abraço