quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CnB News: Realidade virtual cria ilusão de troca de corpo

Neurocientistas suecos utilizaram capacetes de realidade virtual, usados em jogos e experiências de imersão em mundos virtuais, para demonstrar que é possível fazer com que as pessoas sintam um outro corpo como sendo o seu próprio, tendo a exata sensação de que estão neste outro corpo.
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Trocando de corpo
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No primeiro experimento, foram instaladas duas câmeras na cabeça de um manequim, que enviavam imagens para duas pequenas telas colocadas à frente dos olhos do participante humano. Desta forma, o voluntário via exatamente o que o manequim "via". Quando as câmeras-olhos do manequim e a cabeça do voluntário eram voltadas para baixo, olhando em direção à ponta dos pés, o voluntário via o corpo do manequim como se fosse o seu próprio.
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Ilusão da troca de corpos
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A ilusão da troca de corpos foi criada quando o cientista tocou a barriga dos dois simultaneamente com duas varinhas. O voluntário podia então ver a barriga do manequim sendo tocada ao mesmo tempo em que sentia a sensação em sua própria barriga. Como resultado, o voluntário desenvolveu uma forte sensação de que o corpo do manequim era o seu próprio.


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"Isto mostra como é fácil alterar a percepção que o cérebro tem do self físico," comentou Henrik Ehrsson, coordenador do projeto, em uma nota divulgada pela Universidade de Karolinska, onde foi feita a experiência. "Manipulando as impressões sensoriais, é possível enganar o self não apenas de que ele está fora do corpo, mas também de que ele está em outro corpo."
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Troca de sexos
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O segundo experimento foi mais dramático. O voluntário demonstrou todas as sensações de stress quando os pesquisadores colocaram uma faca prestes a perfurar o braço do manequim. Nenhuma sensação foi percebida quando a faca era apontada para o próprio braço do voluntário - que ele não estava vendo. A ilusão funcionou mesmo quando o manequim foi substituído por um outro de sexo oposto. Entretanto, não é possível enganar o self de que ele seja um objeto não-humanóide, como uma cadeira ou um grande bloco.
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Realidade virtual e robótica
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O objetivo da pesquisa é aprender mais sobre como o cérebro constrói uma imagem interna do corpo. A sensação de identificação corporal e de autopercepção, podendo ser manipulada para que uma pessoa acredite que tem um novo corpo, tem um grande potencial de utilização prática em aplicações de realidade virtual e na robótica, quando um usuário poderá controlar um robô humanóide como se fosse o seu próprio corpo.
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Bom, já participei de experiências assim quando levei um head-shot ou uma facada no Counter Strike...


E toma-lhe tiro na cabeça!

3 Comentários:

Anônimo disse...

O.o!

Anônimo disse...

O melhor de tudo foi o CS no final...

Anônimo disse...

Nintendo Wii :p