terça-feira, 30 de junho de 2009

CnB NEWS: Internet Banda Larga gratuita em todo o Rio de Janeiro

Isso sim é inclusão digital:

Desde 26 de junho, os freqüentadores da orla de Ipanema e Leblon passaram a contar com o sistema de acesso gratuito à Internet em banda larga, mais conhecido como Wi-Fi. O sistema faz parte do projeto Orla Digital.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou hoje que o estado será o primeiro totalmente coberto com internet banda larga gratuita. A declaração foi dada durante inauguração do serviço nos bairros de Ipanema e do Leblon.

Os moradores de Copacabana, da Favela Dona Marta e da Cidade de Deus já tinham acesso à internet banda larga gratuita. Segundo Cabral, em pouco tempo, o serviço será estendido à Rocinha e à Baixada Fluminense.

Revolução silenciosa

Na avaliação do governador, o Rio vem fazendo uma revolução silenciosa, ao promover a inclusão digital gratuita. "Hoje as nossas escolas já estão quase todas com acesso gratuito ao serviço da internet banda larga e são ícones de inclusão digital", disse durante solenidade realizada na Praia de Ipanema, na zona sul da cidade.

Nesta etapa, a área de cobertura deste que é o maior projeto da América Latina em extensão a céu aberto foi ampliada de 4,5 km para 8,5 km. Ao todo, são 44 pontos de acesso: 24 em Copacabana e mais 20 no trecho Ipanema-Leblon, o qual possibilitará o acesso simultâneo a mais de 2.000 usuários.

FONTE: Inovação Tecnológica

Aqui nesta pérola do Mamoré (Porto Velho-RO) sei que há acesso gratuito Wi-Fi no aeroporto, e só. Mas deve haver outros pontos de acesso gratuitos na cidade, só que bem poucos…

E aí onde você mora, conhece os lugares onde é possível conectar-se gratuitamente via Wi-Fi ? Pensando nisso, o site JiWire Global permite a localização de TODAS as conexões sem fio do planeta, tanto pagas quanto gratuitas.

imagem

Funciona? Bom, testei aqui visualizando as redes WI-FI da minha cidade, e de fato o site localizou a conexão grátis do Aeroporto que eu mencionei (e algumas outras conexões pagas), se bem que o aeroporto apareceu no mapa uns 15 km longe da sua localização real. Mas, em se tratando de Porto Velho, tudo é possível…

0 Comentários: