quarta-feira, 17 de junho de 2009

O QUE É PAINTBALL

O Paintball é um esporte de ação, com muita adrenalina e espírito de equipe. É praticado por pessoas de diversas idades, desde garotos até marmanjos, e vem crescendo muito, inclusive na região do Vale do Paraíba.


O objetivo do jogo é eliminar (marcar) o jogador adversário com uma bolinha feita de gelatina e tinta.

Quando todos os jogadores adversários são marcados, o time ganha e recomeça a partida.

Tudo isso com completa segurança, pois é fornecido colete, pescoceira e máscara para proteção do rosto.

1- O que é Paintball? É um esporte no qual um bando de gente (há desde garotos pré adolescentes até marmanjos) vai para o mato reviver a infância praticando um jogo de captura de bandeira, muito comum entre crianças nos E.U.A. A diferença é que neste jogo cada jogador tem uma arma que atira capsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água. Se você leva um tiro e a bolinha estoura marcando você, você estará fora do jogo e terá que esperar até começar o próximo. A variação mais comum é dois times em lados opostos de um terreno (cada lado é considerado uma base), com uma bandeira pendurada no meio. O objetivo é sair de sua base, pegar a bandeira e colocá-la na base do oponente. Quando você encontra algum jogador adversário você atira nele e o marca antes que ele faça isso com você. Muito simples e tremendamente divertido.
2. É seguro? Dentre os esportes de ação, Paintball é considerado o mais seguro. Um dos fatores que contribui para isso é que é proibido o contato físico entre os jogadores, o que torna este jogo infinitamente mais seguro do que futebol, por exemplo, onde há carrinhos, chutes e até socos. O único risco real neste esporte é a visão; porém, o uso de máscaras adequadas e o correto entendimento e prática das regras, elimina totalmente este risco.

As bolinhas que servem de munição são feitas de uma gelatina fina, recheadas de tinta. As armas, que são específicas para este esporte, atiram estas bolinhas a uma velocidade entre 250 e 300 pés por segundo e, como elas são bastante leves, não são letais como os pesados projéteis de chumbo atirados por armas de fogo.

Mesmo usando projéteis não-letais, os jogadores de paintball "sempre" utilizam máscaras de proteção PRÓPRIAS PARA PAINTBALL que protegem os olhos, a face e as orelhas.

Segurança é o ítem mais frizado nos campos. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as áreas de tiro, também é necessário que se coloque os "Barrel Plugs" (tipos de "rolhas" de plástico para serem colocados na boca do cano) sempre que se sair do jogo e para transportá-la pela área de circulação do campo. Ignorar estas precauções é um bom modo de ser convidado a se retirar do campo.

3. O tiro dói? A cápsula se rompe ao impacto e geralmente é igual a um leve beliscão. Na minha opinião, a dor passa em alguns segundos. Logicamente, quanto mais de perto for o tiro, maior será a dor.

Normalmente o jogador sai do jogo com alguns "calombos", mas nada que incomode realmente. Os arranhões na vegetação incomodam mais. Andar de kart indoor por exemplo, doí muito mais.

4. Tenho que pertencer a um time? Você não tem que pertencer a um time organizado. Você pode simplesmente reunir alguns amigos e ir para o campo, ou simplesmente pegar suas coisas e ir. Sempre haverá por lá outros como você. Aí é só juntar a turma e jogar.

5. Como posso jogar? Os campos costumam ter todo o equipamento necessário para alugar. Em publicações especializadas como esta você encontra sempre diversos anúncios de campos e através deles escolher o melhor lhe convier.

6. Que tipo de campo devo procurar? Nos primeiros jogos, principalmente, você deverá jogar em um campo bem organizado. As coisas que devem ser levadas em conta são o número de juízes no campo para cada jogo - deve sempre haver um número de juizes apropriado ao número de jogadores em campo, um juiz sozinho não pode cuidar de 50 pessoas ao mesmo tempo - e como eles explicam as regras. As regras de segurança e as regras específicas do campo e do jogo também devem ser colocadas de maneira clara por um juiz antes que qualquer pessoa entre no campo para jogar. Se estas condições não forem atendidas, considere seriamente esperar para fazer seu primeiro jogo em um outro campo.

7. Quanto custa para jogar? Cada campo tem seu próprio sistema. Geralmente há um preço cobrado pelo campo para quem já possui equipamento e há pacotes de aluguel para quem não possui. Estes pacotes são geralmente bastante acessíveis e variam de campo para campo.

8. O que eu preciso levar? Ao escolher o campo para onde vai, certifique-se antes de quais as facilidades que este campo oferece. Alguns possuem excelente infra-estrutura, com lanchonete, água em abundância, banheiros, vestiários, etc. Outros têm menos a oferecer e para que você não corra o risco de passar fome ou sede, é bom ligar antes e se informar. Alguns campos oferecem roupas camufladas de aluguel. Caso o lugar que você escolheu não as tenha, ou você não pretenda alugá-las, leve roupas grossas e de preferência com cor escura para usar durante o jogo. Se você tiver luva com "meio"dedo, joelheiras e boné, leve-os.

9. Como posso jogar com segurança? O principal ítem, como já foi dito, é a máscara apropriada. As máscaras de Paintball importadas são fabricadas sob severo controle para que aguentem com segurança os tiros disparados pelas armas de paintball. Portanto, jamais tente "inovar" usando máscara de esquiar, soldador, batalhão de choque, óculos de sol, etc, pois já aconteceram graves acidentes por este motivo.

Uma arma de paintball deve sempre ser tratada como uma arma de fogo. Portanto as regras são as mesmas:

- Presuma sempre que a arma esteja carregada; mesmo que você saiba que não.

- Presuma sempre que os dispositivos de segurança não irão funcionar.

- Não aponte a arma para nada em que você não vá atirar.

- Descarregue a arma quando não estiver usando.

- Ao receber ou devolver a arma, cheque se está carregada.

Conheça as regras e jogue por elas.

NUNCA remova a máscara durante um jogo.

Não jogue se estiver muito cansado ou com muita fome. Traga sempre comida ou dinheiro para comprá-la, pois os acidentes geralmente acontecem quando o jogador está exausto ou faminto.

NUNCA olhe dentro do cano. Nem mesmo usando máscara. Se o cano precisar ser checado, remova-o da arma e cheque. Se o cano não puder ser removido, desconecte todo o gás do equipamento, atire algumas vezes em área segura até que não haja mais gás no sistema, aí você poderá examinar o cano, sempre usando máscara.

Notifique a pessoa responsável pelo campo sobre qualquer problema de saúde, alergias, etc.

10- Preciso estar em boa forma para jogar? Na verdade não, mas ajuda. É aconselhável que se faça um aquecimento antes, pois este jogo pode se tornar bastante extenuante.

Calçados apropriados são muito importantes. De preferência escolha um que lhe forneça um bom suporte no tornozelo, para evitar torções e que possua cravos na sola para dar maior aderência ao solo.

11. A tinta sai da roupa? A tinta é solúvel em água e basta lavar a roupa normalmente. Esta tinta é totalmente atóxica, não causando nenhum tipo de irritação na pele e sendo também bio-degradável, não danifica o meio-ambiente.

12- Como posso descobrir mais sobre o Paintball? Jogando. No campo você não só aprende sobre o esporte, mas também tem acesso a jornais e revistas especializadas. Para saber mais sobre campos, basta visitar nossa pagina de CAMPOS

0 Comentários: