domingo, 20 de junho de 2010

[Chiclete Mental] John Scatman - "Scatman" (Legenda pt-br)

Após um longo hiato, voltamos com a sessão mais grudenta do Cerebelo na Brita: o CHICLETE MENTAL.


O grude de hoje é uma música que estourou mundialmente em 1994 e alcaçou o topo das paradas no mundo todo, com a entrada e refrão mais embromations que eu conheço sem contar os axés da vida. O início dela, principalmente, é extreme nesse quesito. Fiquem agora com "Scatman" de John Scatman:


"olha o refrão aí gente: Scabaspioascfjsdfhsdibiparapapou!"


Agora sem sacanagem, o que muita gente não sabe sobre John Scatman e sua música (inclusive eu, até o momento de escrever este post) e que vou elucidar aqui em tópicos, é que:
  • John Scatman era gago: ele não era só gago... ele era gago bagarai! Em algumas entrevistas no auge do sucesso em 1995, jornalistas relataram q não conseguia terminar uma frase sem repetir umas 6 ou 7 vezes a sentença;
  • Scat Singing: Scat é uma técnica de canto que consiste em se cantar vocalizando tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido e sílabas (e.g. "La dum ba dum pa"), como usado por cantores de jazz que criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz;
  • Aprendeu a tocar piano aos 12 anos: aos 30 já era pianista de jazz profissional e tocava em clubes em Los Angeles;
  • "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)": seu primeiro single foi essa canção, que pretendia inspirar crianças que gaguejavam a superar essa adversidade.
  • Sucesso internacional: no ano de 1995 se tornou uma estrela mundial e chegou em primeiro lugar das paradas em praticamente todos os países em que foi lançado;
  • Japoneses Bizarros (de novo): lá atingiu sucesso como em nenhum outro ligar do mundo. A versão japonesa do CD "Everybody Jam!" tinha 5 faixas bônus com singles como "Su Su Su Super Kirei" e "Pripri Scat", que foram encomendadas por empresas japonesas para comerciais de cosméticos (!?) e pudins (!?!?), respectivamente;
  • Ultraman e Scatman: até a franquia Ultraman entrou na dança e foi lançando um single intitulado "Scatultraman", com a arte da capa onde os personagens de Ultraman aparecem com chapéus e bigodes WTF.
  • Falecimento prematuro: após o lançamento de seu terceiro e último álbum em 1999, "Take Your Time", Scatman John revelou que lutava contra um câncer de pulmão desde 1998, mas acabou falecendo em sua casa em Los Angeles, em 3 de dezembro de 1999.
Espero que tenham gostado deste post e suas curiosidades. Se você leu e gostou/achou interessante/tá pouco se fudendo, deixe seu comentário abaixo. 

E assim ficamos por aqui com mais um CHICLETE MENTAL. Inté a próxima!

0 Comentários: