O cientista Johnny Chung Lee, da universidade americana de Carnegie Mellon, se aproveitou das inovações propostas pelo novo videogame da Nintendo, o Wii, para dar um passo além em direção à tão sonhada imersão total em jogos eletrônicos.
Com um software específico de realidade virtual e dois dos principais componentes do console de nova geração, Lee conseguiu transformar uma simples emulação 3D em um ambiente de imersão real que depende da localização e modo que o jogador olha para sua televisão. O ambiente respeita a perspectiva sob o ponto de vista do jogador. Quando o jogador move a cabeça ou muda de posição, os pontos de fuga na tela se rearranjam.
O experimento do cientista começa com a conexão do Wiimote a um PC via placa Bluetooth. Em vez de segurar o Wiimote, o jogador veste um par de óculos com sensores infravermelhos. Em frente à TV, o Wiimote reconhece de movimentos da cabeça do jogador.
Na simulação, a televisão é transformada em uma espécie de janela completamente tridimensional, com o ângulo de visão e as distâncias entre os objetos variando de acordo com a movimentação do usuário. Ao se aproximar da tela, o jogador vê os itens vindo em direção a ele. Virando a cabeça e olhando pelos lados, são mostrados elementos escondidos, que "saem de trás" dos que estavam na frente. É possível utilizar um Wiimote auxiliar para, por exemplo, jogos de tiro completamente tridimensionais.
A ilusão de tridimensionalidade é muito grande, tem-se a impressão de que os elementos estão se projetando para fora da tela mesmo em uma única tela bidimensional - um único televisor, por exemplo. A maioria dos outros sistemas tridimensionais usam pelo menos dois visores, um para cada olho, e imagens ligeiramente diferentes em cada um deles.
O simulador baseia-se em um software de autoria do próprio Lee, o WiiDesktopVR, programado em C# e DirectX e adaptado para o Windows Vista por outros colaboradores graças ao código aberto do projeto. O cientista ainda explica que, infelizmente, a imersão só funciona para um jogador por máquina e televisor, mas que para esta pessoa, a experiência será a melhor possível.
Johnny demonstra sua façanha em um vídeo disponível no YouTube ( ao final desse post também) e indica seu website johnnylee.net, em que demonstra outros projetos e linka para seu fórum dedicado a experimentos com o Wii.
0 Comentários:
Postar um comentário