quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O Dia do Professor

Como o nobre colega Hugo postou logo abaixo, hoje é o dia do professor, mas você sabe qual a origem da data?
...
Em 15 de outubro de 1827 (no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no sentido de que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Surgiu apenas em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor. Foi em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Era na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico. O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso. No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
Fonte: Unigente
...
Agora o recado: Você conhece alguém que queira ser professor hoje em dia? Você vê alguma criança falando que quer se tornar professor quando crescer? Raro isso... Nós, em nossa grande maioria, fomos ou somos alunos de merda, que não valorizam um dos mais importantes profissionais do mundo. Quem dera fosse como no Japão, onde um professor é reverenciado.
Os alunos hoje vão pra escola pra mostrar a arma pros colegas e eventualmente matar alguém ou traficar drogas ou quem sabe fazer ameaças de morte ao professor. Cada um estraga sua vida como quer, mas o professor deveria ser poupado. Ele só quer compartilhar o conhecimento.
Valorize seu professor, e aos nossos mestres, O Cerebelo na Brita deseja um FELIZ DIA DO PROFESSOR!

6 Comentários:

Hugo Behael disse...

isso mesmo MacLeod, Reverenciemos essa classe de profional. Talvez vá além de uma classe de profissional...são verdadeiros guerreiros dessa NOSSA ERA! Pelo menos no Brasil!!

Felipe Motta disse...

Boa Definição Behael, são GUERREIROS MESMO.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ola, fiquei muito feliz de ver nossa classe lembrada. Sou professor de matemática, carinhosamente chamado de Professor Alcebas pelos meus alunos, e agradeço a homenagem de vocês.

Anônimo disse...

Parabens a todos os professores do Brasil!

Tiago Ziviani disse...

Pois eh galera....pra ser professor hj em dia , principalmente no Brasil, tem q gostar msm, pq nao eh facil viu.....tbm tiro meu chapeu pra vcs professores em geral!!
feliz caminhada pra vcs!!