sábado, 15 de novembro de 2008

15 de Novembro, Proclamação da República, e outras baboseiras

15 de Novembro é o 319º dia do ano no calendário gregoriano (320º em anos bissextos). Faltam 46 para acabar o ano. Fato!

E não é que estamos chegando perto do final de ano? É o mês que o povo começa a fazer compras contanto com o 13o ovo do trampo no toba da galinha.
Quem nasceu em Novembro é porque provavelmente seus pais aprontaram bastante no carnaval. RÁ!

Fora esses fatos apresentados, o principal motivo da comemoração desta data no Brasil é a Proclamação da República. Apesar de não ter sido o maior aluno de história no colégio vamos fazer uma breve explanação pra pelo menos tirar um dois naquela sua prova de história. Senta que lá vem história:

A Proclamação da República ocorrida em 15 de novembro de 1889 está cercada de mistérios.

Porque D. Pedro II permitiu tão pacientemente que seu Império caísse? Será que ele estava cansado? Será que ele não confiava no taco do Conde D'Eu, marido da herdeira, a Princesa Isabel? Será que o Conde D'Eu não seria um bom Imperador? Quanto a ele ser ou não um bom imperador eu não sei, mas que era o que tinha o nome mais suspeito da história, isso é certeza.

Tá bom, mas o que foi a Proclamação da República?

Foi um movimento político-militar que deu um basta no Brasil imperial e instaurou no país uma República pererástica federativa. A figura responsável pela Proclamação da República foi o marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.

Foto do Maracha Dedéo Marechal Deodoro, diretamente do orkut dele

A República foi causada por ressentimento, e como desgraça pouca é bobagem era ressentimento militar. Eles estavam descontentes porque a Monarquia não podia se manifestar na imprensa sem a prévia aprovação do Ministro da Guerra, sem contar o lance que a corrupção corria solta na corte (pode-se ver que não mudou muita coisa daqueles tempos pra cá).

Não podendo se rebelar, eles enviaram as suas esposas para fazerem um protestos sobre os baixos salários. O Imperador, fazendo turismo pelo Egito, não deu a mínima.

O Clero também estava puto com D. Pedro II porque o feladapatcha estava metendo o bedelho onde não foi chamado. Pela primeira e única vez na História, o Clero brasileiro estava obedecendo o Papa que havia baixado um decreto mandando expulsar todo padre pedófilo que pertencesse a Maçonaria, que estava espalhando coisas horríveis sobre seus hábitos sexuais. O Imperador proibiu que o decreto fosse válido no Brasil, e seu um bafafá quando a CNBB desobedeceu D. Pedro.

Os cafeicultores também estavam muito putos com o Imperador porque a Princesa Isabel, que apareceu com a idéia da Abolição da Escravatura. Pros caras foi o cúmulo da alopração!

Aproveitando todo esse bafafá, no dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca todo malandrão deu um pé na bunda do Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório-permanente.

Na época até que a república era gostosinha né?

Depois de 67 anos de mamata, a monarquia finalmente se lascou. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa com o rabinho entre as pernas. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil e dali em diante seguiriam com eleições e blé blá blá... e o resto você já sabe, e se não sabe mete a cara num livro de história e aprende k'rai!


Outros fatos que ocorreram nesse dia que ninguém se i
mporta:

* 1884 - Início da Conferência de Berlim: a repartição das colônias africanas.
* 1887 - Emancipação de Anápolis.
* 1889 - Proclamação da República no Brasil. Rui Barbosa assina primeiro decreto do governo provisório.
* 1908 - Primeira manisfestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, no distrito de Neves, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, fundando então a Umbanda
* 1911 - Fundação do Clube 15 de Novembro de Campo Bom/RS. Porque será que fundaram nessa data?
* 1913 - Fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Olha só, mais um!
* 1924 - Fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú. Tá, tá... seu pra entender.
* 1936 - Mihara recebe estatuto de cidade.
* 1938 - Fundação do Íbis Sport Club, que é ironicamente chamado de o pior time de futebol do mundo.
* 1942 - Segunda Guerra Mundial: Fim da Batalha de Guadalcanal. Agora repita 3 vezes bem rápido GUADALCANAL.
* 1945 - Venezuela é admitida como Estado-Membro da ONU.
* 1982 - Eleições Diretas gerais no Brasil (menos para presidente).
- O Estado Federado Turco de Chipre se autoproclama República Turca de Chipre do Norte. Grandes bostas.
* 1988 - Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina.
* 1999 - Fundada a RedeTV!. Pena que não passa mais aquela porrada de filmes de terror...
* 1999 - Criação do site de animais de estimações virtual Neopets. Os nerds que não conseguem cuidar de um animal de verdade agradecem
* 2001 - Lançamento do console Xbox. Mais um passo da Microsoft rumo à dominação mundial.
* 2008 - O pessoal do blog Cerebelo na Brita faz sua primeira participação numa rádio (Rádio Vem Brasil). RÁ!
* Dia do Esporte Masoquista Amador.
* Dia do Joalheiro.
* Proclamação da República do Brasil - Feriado nacional. Eu já disse isso aqui?

4 Comentários:

Anônimo disse...

ssssssssssssssssssssssssssssscerebelo na na na brita é o cara...

Anônimo disse...

Cerebelo é eztrema cultura!!

Hugo Behael disse...

SELVA!!
Boa Lipe!

Anônimo disse...

A baixo a republica e viva a Monarquia, mais sem a família de Orlean e Bragança logico, a nova monarquia deve ser como o papado quando o chefe morre escolhe outro do povo.