quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Infância Perdida: Mickey Mouse completa 80 anos!!!

No dia 18 de novembro de 1928, estreou no Broadway Theater nova-iorquino a animação Steamboat Willie, a primeira aparição em película de Mickey Mouse. Comemora-se hoje, portanto, o aniversário de 80 anos não só do ícone orelhudo da Disney como daquele que é provavelmente o personagem animado mais conhecido do mundo.

Por que, então, não conferir mais uma vez Steamboat Willie? Assista:


No filme, Mickey aparecia a bordo de um barco a vapor comandado pelo malvado capitão Pete Pata de Palo, que o obrigava a descascar batatas enquanto descobria o gosto do rato pela música. Naqueles tempos o personagem era bastante diferente.

Ele tinha olhos representados por dois pontos negros, suas orelhas eram longas, e não redondas, e sua pele era branca e não rosa, cor que passou a ter em 1935. Nos primeiros filmes, Mickey era dublado por seu próprio inventor, o desenhista Walt Disney(entre 1928 e 1946). Evoluiu de uma simples personagem de cartooning e tiras cômicas para uma das personagens mais conhecidas do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e, desde 1983, passou para wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald.

Incialmente batizado de Mortimer, a personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian , esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para a personagem.

Na história em quadrinhos atual, o seu melhor amigo é Pluto, Pateta e a sua namorada é Minnie. Há uma linha de histórias em que aparece o personagem Esquálidus, criado por Floyd Gottfredson. Em certas histórias, Mickey costumava andar com oPato Donald (segundo a tradução brasileira, ambos moram na mesma cidade, Patópolis), mas os universos dos dois são separados.

Tipicamente, Mickey surge emcalções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro. Em outras linhas de histórias, são abordados variadíssimos temas; numa delas, Mickey é um detetive, e veste casaco e todo o traje costumeiro. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça e, noutro tema, também enfrenta o Mancha Negra.

No Brasil a publicação coube à Editora Abril. Além de seu próprio título mensal, Mickey foi destacado como personagem num dos manuais Disney e no Grande Livro Disney (1977). No Brasil, originalmente, foi dublado pelo já falecido dublador Cleonir dos Santos, que o dublou por mais de 20 anos, e posteriomente, por outros dubladores.

Pra finalizar, aqui vai um Wallpaper em comemoração ao seu aniversário(clique na imagem para conferi-la no tamanho real):

2 Comentários:

Tcinho disse...

ola companheiro, gostaria de fazer uma parceria de links com seu blog.
tenho o blog do tcinho http://tcinho.blogspot.com/
ja estou add seu link.
aguardo confirmação
abarços
tcinho

Yuri Marcel disse...

Eu já tive um pesadelo com esse filme quando eu era pequeno, a cara do Mickey me lembra o cão. ahUHAUha