quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Os Peixes sentem SEDE??

Para saber se os peixes sentem sede, primeiro é preciso definir: o que é sentir sede? O professor de fisiologia animal comparada da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Euclydes Antônio dos Santos Filho define como a sensação que conduz o animal à busca de água.



"peixe bebendo água??"

Ele explica que os animais precisam ter um balanço adequado entre a quantidade de água em suas células e as partículas sólidas dentro das células. Humanos e outros animais terrestres perdem água a toda hora - suando ou na respiração. Quando o cérebro percebe a perda de líquido, aciona a sensação de sede para os repor.
Tudo bem, mas e os peixes? Santos diz ser impossível saber se eles sentem sede, por uma razão muito simples: "Ninguém sabe o que um peixe realmente sente". Além disso, não faz muito sentido pensar na sede comum, de buscar água - afinal, eles estão na água o tempo inteiro.
"Os peixes de água doce têm uma tendência contínua de ganharem água, e não de perderem", explica Santos. A água entra principalmente pelas brânquias, por osmose. Como estão sempre ganhando água, não devem sentir sede, arrisca.
Por outro lado, os peixes marítimos podem ser os que mais chegam perto de sentir sede como nós. Como eles têm menor concentração de sólidos em seu corpo do que na água do mar - que é rica em sais -, tendem a perder água pelas brânquias em vez de ganhar. Por isso, passam bebendo a água que perdem, e o aparelho digestivo trata de retirar o sal, que sai também pelas brânquias.

OU SEJA: se existe peixe com sede, muito provavelmente é do mar e não rio!!

14 Comentários:

Hugo Behael disse...

Porra, tiagão, eu me amarro nesse tipo de postagem!! Curiosidades!
Valeu, mermão!
Abraços!!

Tiago Ziviani disse...

isso ae garoto...e se prepara q tem mais assim hein!!
grandes curiosidades!!

Unknown disse...

Tiago e cerebelo também é conhecimento....

Hugo Behael disse...

Valeu, mulk!!
vou preparar algumas tb!!
falow!
abraços!

Raposa Sorriso disse...

adorei tua postagem!
realmente, curiosidades são muito legais pra postar em um blog.
esse negocio ta melhorando cada vez mais!!^^
parabens pra vcs!
=]

Tiago Ziviani disse...

obrigado smilefox pelo comentario!!
e entao...vc tem namorado??
huahauhauha
to zuando hein...
ms ae, serio , vc tem??
kkkkkkkkkkkkk
to zuando de novo!
kkkkkkkk
mas ae, me add ae no msn
tiago_zh@hotmail.com
pra me responder se tem naorado ou nao blzz?
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
te peguei de novo!!!
kkkk
vlww

Unknown disse...

hauhauaha

esse Tiago não perde tempo...É um perigoooooooooo...vem com essa de "sede do peixinho" e vapuuuu...

hauhauhauha

Anônimo disse...

olha pra conbinar com o poste eu lembrei de uma piada olha so como eh um peixe disse pro outro olha eu to com fome ai o outro disse pq ai ele respondeu olha eh pq eu to com agua na boca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

hahahah
boa mulher!
você tem namorado?
ahahah
to brincando...
me lembrei de uma piada de peixinho tb!
Um peixe chegou pro ou outro e perguntou: O q o seu pai faz?
e ele responde: nada!!!
akakakkakakkaka
essa foi boa!

Tiago Ziviani disse...

puta saraiva...essa foi f.... veio, e q negocio eh esse de me copiar perguntando se ela tem namorado hein??!!
huahauhuah
to zuando viado!
flww

Anônimo disse...

oi saraiva olha amei sua piada foi kuase melhor q a minha olha ate fiquei animada quando vc perguntou c eu tinha namo mas vc disse q tava brincando olha fiquei tlixtinha hihihihihihihihhihihihih
sua piadinha foi mto egrassadinha

ps: bjo

Anônimo disse...

ae >>tiago<< si liga veio q eu sou macho ate em cima de vc, fika frio na tua ae...

Raposa Sorriso disse...

tiago, vc ta se saindo quase um casamenteiro!
ta vendo o que teu post possibilitou?
o encontro de saraiva com a mulher...=]
que lindo! agora ela muda de humor!!^^
=]

Tiago Ziviani disse...

pois nao eh....pensou q legal juntar os dois!!
muito massa veio!!
e qto ao "newkid", entra no clima do humor veio, isso eh blog de humor, nao se ofenda com a brincadeiras q fazemos aki, senao, vai fik irritado toda hora bicho!!soh zuamos !!
entao parcero, relaxa ae!!
se nao curte brincadeiras, está no lugar errado!
vlww ae, nada pessoal!