segunda-feira, 25 de maio de 2009

Hoje é dia de: Orgulho Nerd!

Lambda-Lambda-Lambda!!! Senhoras e senhores, hoje é o nosso dia!Pelo menos para nós do Cerebelo na Brita e para todos que já sabem disso, pois tem gente que nem imagina...Antes de qualquer coisa, saiba um pouco mais sobre o 'ser Nerd'.

A Origem
O termo 'Nerd' é utilizado desde o final dos anos 50 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimentoda companhia Northern Electric do Canadá), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas. Nos anos 60 difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado a pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões, principalmente físicos e intelectuais, da sociedade tornando-se uma pessoa tímida e solitária.

Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem. Segundo uma definição de Lia Portocarrero, "...é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar." A Realidade é que Nerd não é (apenas) aquele estereótipo visto nos filmes. Geralmente, e em grande maioria, os Nerds tem uma vida social bem ativa e alguns são populares.

Por que Hoje?
O dia do Orgulho Nerd (Nerd Pride Day) foi definido no dia 25 de maio em comemoração ao lançamento de Star Wars em 1977. Hoje também é o dia de sair com sua toalha no ombro em homenagem ao escritor Douglas Adams, famoso pela série Guia dos Mochileiro das Galáxias. Nós, os Nerds: O fato é que o termo Nerd divide-se em vários sub-grupos.Dentre eles, destacam-se:


  • Geeks, aqueles cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática;
  • Gamers,os jogadores compulsivos de videogames;
  • Card Gamers, os jogadores compulsivos de Cards Games(Magic, Yugi-Oh, Pokémon);
  • RPGistas, os jogadores de Role Playing Games(RPG);
  • Fambase ou Fandom, um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como: O Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek, Arquivo X, Stargate, entre outros;
  • Otakus, aficionados por animes, mangás e cultura japonesa;
  • Fanboys (ou Fangirls), amantes e colecionadores de tudo relacionado à sua paixão, seja quadrinhos, cinema, música, etc.

O fato é que muita gente é Nerd e não sabe. Mas é apenas uma questão de opção, pois se vc coleciona filmes, ama videogame, lê quadrinhos, joga RPG, sabe muito sobre internet, é autodidata, ama Zumbis, vive atento nas ultimas novidades musicais ou se fantasia de seu personagem favorito naquele desenho japonês e jura de pé junto que NÃO É NERD, então vc não é, e sabe por que? "PORQUE TODO NERD TEM ORGULHO DE SER NERD!" E se você tenta esconder isso, NÃO TEM O DIREITO de ser um Nerd! CDF é Nerd? Não exatamente e nem necessariamente. Nerd geralmente procura saber tudo sobre o seu prazer nerd, dedicando algumas horas de estudo a isso. Já o CDF geralmente é um adolescente ou jovem dedicado apenas às matérias escolares, com o intuito de ir bem no vestibular, deixando todas as outras atividades de lado, inclusive o social.
Abaixo temos um vídeo mostrado ontem no fantástico, explicando o que é um nerd e o que eles fazem.(ah, o quisNerd que mostra no fim do vídeo pra fazer é meio tosquinho e leva muito pro lado estereotipado de Nerds). Veja abaixo:


The Big Bang Theory Esse é um seriado extremamente Nerd, que conta as aventuras e desventuras do quarteto mais geek do planeta (Leonard, Sheldon, Howard Wolowitz e Rajesh Koothrappali) e a sua vizinha Penny (BOA, mas não tão, nem muito, inteligente). Os quatro personagens geeks são estereotipados: as fórmulas imensas e incompreensíveis espalhadas pela casa, a cortina do banheiro com a estampa da tabela periódica e as maratonas frequentes de games e filmes famosos entre os geeks de plantão são só alguns tipos. O contraste entre esses dois mundos é o que dá o tom engraçado do programa. Uma mocinha (loira, obviamente) que é garçonete e não era lá tão brilhante no high school, se vê cercada de PHDs nas mais complexas ciências exatas. As caras que ela faz quando o Sheldon começa a falar sem parar sobre assuntos “comuns” e que todos deveriam ter pleno dominio igual a ele são impagáveis. Recomendo com certeza! Aliás, vejam uma cena abaixo:


Descubra aqui sua linha Nerd:



O Cerebelo na Brita é Nerd? Vejamos...


Filipe Carnage: Intitulado Cerebelo Master, é aficionado por games, games e games, além de montar todo o nosso blog e fazer a maioria das postagens. Também ama tudo relacionado a Zumbis, Senhor dos Anéis, Matrix, joga RPG, ama Super Nintendo, lê diversos quadrinhos e participa de eventos de animê, às vezes com cosplay;

Ed Mclaud:
Como o nome já diz, Ed é doido por Highlander(nada mais justo pra quem tem mais de 400 anos), a ponto de estudar toda saga, gostar mais(e talvez apenas) do primeiro, e considerar um ultraje qualquer sequencia q não venha da equipe original
e/ou que distorça a realidade imortal já conhecida. Também possui um apego parecido com a série Exterminador do Futuro e Watchmen;

Hugo Behael:
Talvez o menos nerd devido a sua ocupação como policial militar, que ocupa grande parte de seu tempo. Hugo gosta de videogame, Matrix, lê quadrinhos, é fã de Legião Urbana e falou que daria o cú pelo filme O Troco. Não queria contar, mas ele conseguiu o filme;


Tiago Ziviani:
Simples e objetivo, Tiago conhece muita, mas muita coisa sobre computador, é tecnico de impressoras, ama Super Nintendo e vive ligado em música, sempre atento às novidades.


Diego Oliveira: Amante de cinema, está sempre ligado em tudo relacionado à área. Tem livros e livros sobre cinema, mais de 130 filmes originais (incluindo triologia Poderoso Chefão, Senhor dos Anéis, Matrix, Star Wars e Quadrilogia Indiana Jones) Pesquisa sites relacionados (www.omelete.com.br principalmente) e faz questão de estudar o máximo possível sobre o filme que vai estrear (exp: Conheceu toda a saga Star Trek). Faz o possível para ir ao cinema toda semana, de vez em quando para ver o mesmo filme e costuma levar cartazes e banners pra casa, com permissão, claro. Legionário completo, fã de Watchmen, leitor de quadrinhos, amante de zumbis, cosplay sempre que possível(em estréias cinematográficas inclusive) e detentor de um guarda-roupa de camisetas Nerds (inclusive já começou a se desfazer das camisetas não-temáticas). Não joga videogame tanto quanto o irmão pois quer passar no vestibular da USP em Audiovisual, ou pros leigos, Cinema. Joga RPG, ama Super Nintendo, está fazendo esta postagem e por fim, o que o torna mais Nerd que os outros... Ele tem uma namorada Nerd! A única entre a namoradas a ir jogar RPG com o povo, viciada em WOW(World of Warcraft, com direito a personagem no nível 80) e outros jogos. Bom, nós sabemos que tipo de Nerd somos, e avisamos que nossa vida social vai muito bem, obrigado. Agora resta vocês descobrirem que tipo de Nerds são!

<--Pra quem não sabe, a show-de-bola da Megan Fox é Nerd! E para finalizar, aproveito para fazer uma sessão rápida de Crítico Nerd, com a dica de uma filme que vai estrear em breve nos cinemas nacionais. "Chama-se Apenas o Fim" e o protagonista é NERD!!! Assista:


Vida longa e próspera!

1 Comentários:

Bruno Venom disse...

Hoje é nosso dia, dia de jogar Vampiro a Mascara ou passar a madruga jogando PS2 ou qualquer punhetação do tipo... a todos os meus amigos briteiros deste blog um parabens a você em comemoração a este dia.

Hala Hala Metal Warriors!!!