quinta-feira, 18 de junho de 2009

A gente somos Inútil!

Olá meu povo!

Pois bem, hoje estou aqui só para desabafar um pouco... Já que ontem tive a notícia que desperdicei um pouco de grana na minha vida um carro, umas viagens. Afinal, foram quatro anos de faculdade jogados fora... Ah! e mais um ano e meio de pós graduação, também. Não digo que desperdicei tempo, ou algo assim, pois pra quem duvida, você acaba aprendendo bastante coisa sentado em um banco de faculdade de jornalismo.

Pois é, ontem por 8 votos a 1 o Supremo Tribunal Federal decidiu acabar com a obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalismo. Alegaram que a exigência do diploma fere a liberdade de expressão, um direito garantido pela Constituição. E ainda, defenderam que um jornalista não precisa de conhecimento técnico específico para o exercício da profissão. Entre outras cositas. Apenas o ministro Marco Aurélio de Mello defendeu: "Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos".



Realmente parece que ser jornalista não é tão difícil. Uma caneta na mão e uma boa técnica de redação é o suficiente para você arrasar. Todo mundo tem um pouco de jornalista assim como de médico e louco, afinal, desde a época da escola escrevemos redações, fazemos entrevistas. Pra que sentar quatro anos em um banco de faculdade? Até porque quem aqui já não fez um Press-Releases? Tenho certeza também que todo mundo sabe a importância de um bom lead. Quantos aqui já não viram uma suíte? (não estamos falando do quarto!) Também acho que todo mundo já aprendeu no colégio a fazer uma boa decupagem ou diagramação, não é mesmo?

Realmente aprender tudo isso não é tão difícil, podemos alegar que com o tempo e a prática, você aprende essas coisas, não é mesmo? Mas também acho que tudo isso é necessário em qualquer profissão. Acredito que o tiozinho semi-analfabeto que tem um mercadinho e com ele consegue sustentar a família, deva saber administrar muito melhor do que um recém-formado em administração que nunca estagiou e não sabe nem administrar a própria vida. Ou quem aqui tem coragem de fazer qualquer cirurgia com um médico do qual você não tem referência alguma? Pois então, sinceramente eu acho que toda e qualquer atividade é necessária a experiência. Agora por que tem que implicar com o curso de jornalismo? É isso que não entendo...

E sabe o que é pior ainda nessa história?!? Antes quando falavam de retirar a obrigatoriedade do diploma eu respondia: "Ah! Pelo menos eu tenho direito a cela especial". Mas sabem o que eu descobri? Privilégio dos bacharéis e religiosos, a cela especial está caminhando para a extinção, somente políticos e autoridades vão permanecer com esse privilégio. Em março, "a Comissão De Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a redução da lista de pessoas que têm direito à prisão. O texto do projeto de lei aprovado exclui o benefício as pessoas com curso superior, padres, pastores, bisbos evangélicos e pais de santo, além de cidadãos com títulos recebidos pela prestação de relevantes serviços. A proposta foi votada em regime de urgência."(estadao.com.br) Ou seja, nem pra isso meu diploma vai servir!

Bom, tudo isso é fato e não adianta chorar pelo leite derramado! Um pedaço de papel não deve ter tanta importância assim.. afinal, nem pra ser presidente precisa ter diploma. Mas sabe o que mais me revolta? A exigência do diploma existe há 40 anos e eles só vieram se tocar de tudo isso agora? Por que o STF não aprovou isso há uns 7 anos? Eu não teria desperdiçado dinheiro e hoje já poderia ter realizado o meu sonho de viajar pelo mundo ou poderia estar com um carro mais novinho ou ter dado entrada em uma bela casa ou ainda, ser médica/engenheira/nutricionista/advogada/analista de sistema/cientista... e jornalista!
Ah! Se existisse máquina do tempo...

0 Comentários: