segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Quer dicas de como passar em concursos públicos?

Salve nobres leitores do CnB – o blog mais “alguma coisa” da internet! Bom, tendo em vista que tá pintando na área um concurso público do meu interesse, vou avisando aos leitores e demais colegas de blog que minhas postagens ficarão meio escassas nos próximos 2 meses. Portanto, colunas como Cerebelo na Birita, Hairdresser NOT, postagens CAÇA-TARADO, e as diversas listas nonsense que eu costumo fazer podem demorar pra aparecer (a não ser que os outros malditos cerebelers voltem à ativa ¬¬).

MAS, falando em concurso, praqueles que sonham em um dia alcançar uma carreira pública, disponibilizo abaixo 10 PASSOS PARA PASSAR EM CONCURSOS, citados pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti. Donizetti, que também é professor, foi aprovado em 11 concursos, sendo oito deles em primeiro lugar (tipo, assim… o cara meio que manja muito do assunto, sabe?). Então vamos lá:

 

1. Tomar decisão
Para ter sucesso na carreira profissional, é preciso ter um rumo. A decisão empol ingressar na concorrida disputa por um cargo público vai além de realizar provas. Imagine a vida no cargo e reflita se a função oferecida vale o esforço para passar no processo seletivo. "Muitas vezes você tem certeza que seguirá por uma área, mas acaba mudando o rumo", conta o desembargador, que acreditou por muito tempo que terminaria sua vida na área de exatas.


2. Definir qual concurso disputar
afrf Após decidir-se pelo serviço público, pense em qual concurso você deve apostar. Essa escolha deve ser bem feita, pois muito tempo será investido nos estudos.
Aqueles que fazem todos os concursos disponíveis estão equivocados. "É preciso tem um objetivo", afirma o professor. Segundo ele, o único benefício gerado é a experiência em provas. O conselho de Donizetti é começar por concursos mais simples, até chegar ao topo. "Mas sempre com um ideal".


3. Organizar a casa
O desembargador não se refere somente à casa física, mesmo que seja essencial terestudando-pra-concurso um lugar só para os estudos. Ele destaca o lar mental. O concurseiro deve determinar bem os interesses, que não pode entrar em conflito, principalmente no que diz respeito às relações emocionais. É importante programar o tempo que será dado para cada área. "Deixe claro suas prioridades para as pessoas que convivem com você".


4. Definir o que estudar
concurso-publico-policia-militar-df Segundo Donizetti, o candidato deve analisar as competências do órgão para o qual vai prestar o concurso. O professor cita um exemplo. "Se um concurso exige direito penal, procure saber quais itens dessa matéria fazem parte da jurisdição do órgão desejado. Isso faz com que seu estudo seja objetivo, evitando que você estude assuntos que não cairão na prova".


5. Juntar ferramentas de estudo
Na hora de escolher os materiais, o desembargador aconselha que o estudante busqueConcursoPublico apostilas com comentários claros e explicativos. "Não estude apenas pela lei ou procure livros densos e complicados. Não adianta se tornar especialista em uma matéria. O especialista não passa", garante. Conforme Donizetti, os órgãos públicos querem aqueles que conhecem o suficiente de tudo.
Outra ferramenta importantíssima é o edital do concurso. "Deve-se decorar o edital, saber o que será pedido, riscar o que já foi estudado... Enfim, o edital é imprescindível".


6. Fazer um plano de sobrevivência
concurso O tempo de estudo, de trabalho e de descanso deve ser planejado. Conforme Donizetti, é suficiente para um concurseiro dormir 6 horas. "Mais do que isso é exagero". Para que não se perca o controle, as demais atividades devem ser divididas entre as 18 horas restantes. Ele ressalta, no entanto, que em todos os momentos do dia é bom estar com o concurso em mente. "Ande sempre com anotações e resumos. Assim, você pode fixar o que já foi estudado".


7. Mãos à obra
O que gera sucesso é o esforço. Por isso, estude sempre. A dica do professor é fugir da televisão. "Ela suga todo seu tempo e sua atenção". Donizetti fala que é importante entreter-se, mas deve-se aprender a voltar para os estudos. Sempre que tiver oportunidade inclua os estudos. "Quer assistir a um filme, então veja a palestra em vídeo de um professor".


8. Otimizar a estrutura mental
Segundo o desembargador, essa dica está entre as mais relevantes. O truque é dominar a mente. Para isso você deve observar a si mesmo e descobrir como aprende mais. O desembargador mostra três maneiras de absorver conhecimento: visualizando, ouvindo e trabalhando com a sinestesia, ou seja, memória emotiva.
Segundo ele, muitas pessoas aprendem mais quando lêem o conteúdo; se você se enquadra nesse perfil, deve fazer anotações sobre o que está sendo falado. Já outros candidatos absorvem mais conteúdo ouvindo o aprendizado. Nesse caso, grave as aulas para ouvi-las novamente em momentos corriqueiros. A terceira forma - a sinestesia - está ligada à sensação, à memória emotiva. A truque é usar exemplos para fixar as matérias.


9. Entender exames e examinadores
Pesquise sobre o examinador, conheça sua história, descubra suas tendências. "Os examinadores não conseguem desvincular sua história da formulação das provas". Cheque a história do órgão onde pretende trabalhar e veja os antigos concursos realizados pela empresa que fará o seu.


10. Desejar-se sucesso
"A colheita vem do suor". Para Donizetti, não há outra forma de alcançar a vaga sem esforço e determinação. Faça o melhor que puder e a vaga logo será sua. "É necessário acreditar em si".

Aprovado

Então, se você é “concurseiro”, siga em frente e sucesso! Aos demais, continuem lendo esse famigerado blog e suas postagens sem noção…

*Um dado interessante: o CnB tem 6 autores (na teoria, porque na prática só uns 3 postam com certa frequencia ¬¬), sendo que 4 de nós somos aspones concursados. Dos outros 2, um sumiu sem deixar rastros e outro é formado em jornalismo, mas anda meio desiludido depois da decisão do governo de não mais exigir diploma da categoria.

3 Comentários:

Tsuki disse...

Sempre fugi de concurso.. mas pelo andar da carruagem vou acabar voltando p/ isso.. =P
Sem contar as APOSTAS da vida, neh!!! Me aguarde...
Vlw,
Besitos*

Filipe Carnage disse...

E eu que já vou ser chamado pra outro cargo superior do mesmo concurso que fiz antes (que aliás já estou trampando a um tempo).

Esse é o esquema mesmo Tsuki, mas garanto que pra essas bandas aqui o esquema é bem mais fácil...

Tsuki disse...

Parabéns, moçow!!!
Pois ééé.. com certeza garantir uma vaga por aí, é mais fácil.. ainda estou decidindo o rumo da minha vida.. mas se a opção for o tão sonhaado cargo público, pode ter certeza q tentarei por essas bandas daí, mesmo.. ;)

Vlw!
Besitos*