segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Hoje é dia de: Biomédico

20 de Novembro é o 324º dia do ano no calendário gregoriano (325º em anos bissextos). Faltam 41 para acabar o ano. Fato.

Apesar do Ed e o Hugo terem comentado sobre o Dia da Consciência Negra, eles se esqueceram de uma data que eu, como integrande da classe, não poderia de forma alguma esquecer: hoje é dia do BIOMÉDICO! UÊBA!

Olha só que "binito" o símbolo da Biomedicina.

Vejamos um pouco sobre este curso que tanto me esfola agrada:
"O que um biomédico faz?"
90% dos vestibulandos de biomedicina sobre biomedicina.
"Eu vi um esses dias limpado o banheiro da ala 37."
Enfermeiro sobre biomedicina.
"E eu vi um enfermeiro limpando a bunda de um paciente internado."
Biomédico sobre citação acima.
"Na Serra da Piroca do Tupinambá, na periferia de Roraima, um biomédico ganha R$7 mil por mês."
Professor de biomedicina sobre biomedicina.
"Caramba, você tá bem arrumado hoje, hei! Vai fazer exame de fezes?"
Bozo para biomédico.
"Na União Soviética, a bosta faz um exame em você!"
Reversal Russa para biomédico.
"Quando eu formar, eu vou pra Harvard e vou pesquisar sobre as proteínas provenientes da titica do Cavalo e vou ganhar muito dinheiro"
Aluno de Biomedicina mentindo pra si mesmo

O curso de biomedicina surgiu inicialmente para que seus profissionais lecionassem para os estudantes de outros cursos da área da saúde devido a escassez desses profissionais porque quem se formava em medicina ganhava e ainda ganha MUUUUUITO mais que um professor universitário, logo, faltava louco candidatos pra dar aula...

"Pequeno" motivo pelo qual faltavam médicos professores

É um curso é bastante versátil: até o momento já são cerca de 33 áreas que o curso aborda. Depois de uma longa pós-graduação e meses sofridos de estágio, o profissional poderá, por exemplo, exercer as seguintes funções: patologia (já exercida pelos médicos), reprodução assistida (já exercida pelos farmacêuticos, biólogos e médicos), toxicologia e bromatologia (exercida por farmacêuticos, químicos e engenheiros de alimentos); genética (exercida por qualquer curso da área da saúde, mas com certas restrições pois enquanto farmacêuticos, biólogos e afins aprendem genética plantando ervilhas lisas e rugosas a La Mendel, os biomédicos aprendem genética humana); etc.
Implantado em pleno regime militar - através de brechas na lei e muita picaretagem - há quem pense que esta seja a "profissão do futuro". Crianças recém formadas do jardim, filhos de pais semialfabetizados, acreditam que vão longe tentando um vestibular para essa futura profissão que se ocupa com o resto das funções das carreiras já existentes, pois sabem que podem fazer melhor! RÁ!
YES! Eu faço Biomedicina!
Os alunos desse "curso" juram que não pensaram em biomedicina como segunda opção e afirmam ser o sonho de suas vidas. Farmacêuticos e estudantes de medicina adoram falar mal do curso, os primeiros por terem tido o tapete puxado nos laboratórios de análises clínicas e não exercerem funções como as do ramo da Imagenologia, nem se quer saberem o que é Biologia Molecular, os segundos por adorarem falar mal de qualquer outro curso, principalmente se for da área da saúde.
Outro lance curioso é a organização do conselho. Das trocentas instituições que fornecem esse curso (incluindo os faculs Federais), 99,9% possuem grades curriculares diferentes. Uns são focados na arte das análises clínicas (examinar sangue, mijo, bosta e porra - sim, porra; o chamado "espermograma"), outros preferem a "versatilidade" e acabam por formar inúteis diplomados (porque a versatilidade é tanta que eles não aprendem nada). Há cursos tão bons que, para exercerem uma mísera função ignorada pelos biólogos, por exemplo, necessitam de matérias extracurriculares; em outras palavras, os famosos "cursos por fora", que são mais uma forma de o corpo docente encher o rabo de dinheiro.
Pesando os prós e contras é um curso muito fera, que vale a pena, com vários campos diferentes para atuação, que te abre os olhos pra muita coisa que você faz e nem imagina as merdas que podem te causar. Só não faça o curso se você sente asco/nojo/ojeriza a sangue/fezes/urina e outras coisas deste naipe pois vai passar por maus bocados...
Maldita Biologia Molecular que só passa na raspa...

Para obter mais informações referentes ao curso, sua grade curricular e tudo mais que você possa pensar, acesse o SITE DO CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA e tire suas dúvidas.

ALGUNS OUTROS EVENTOS QUE ACONTECERAM NESTE DIA MAS QUE NINGUÉM SE IMPORTA:
  • 1695 - Com um HEADSHOT Zumbi é finalmente morto no Quilombo dos Palmares pelas tropas S.T.A.R.S. do bandeirante Domingos Jorge Velho;
  • 1819 - O navio baleeiro Essex afunda depois do ataque de um cachalote. Baleia WINS! Flawless Victory!;
  • 1910 - Fundação do Vitória Futebol Clube. Até hoje espera fazer jus ao nome;
  • 1959 - Publicada pela ONU a Declaração dos Direitos de obedecer e ficar quietoda Criança;
  • 1965 - Golpe ninja militar de 1964: Instituição do AC 4 que aloprou tudo criou o bipartidarismo no Brasil;
  • 1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desaba matando 48 pessoas. Não é onde gravaram o "SAI DE BAIXO"?;
  • 1985 - Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows. Também foi a data do primeiro TILT do sistema, algums minutos após o lançamento;
  • 2004 - Marta Suplicy decreta feriado dia da Consciência Negra. Por isso, relaxa e goza...
Nascimentos
  • 1924 - Benoît Mandelbrot, matemático francês que desenvolveu uma nova classe de objetos matemáticos, os fractais. Os fractius agradecem!
  • 1947 - Joe Walsh, guitarrista da banda que só toca Hotel California com 10 violões do grupo The Eagles;
  • 1949 - Luís Fernando Guimarães, ator brasileiro. Esse é sincero.
Feriados e eventos cíclicos
  • Dia da Consciência Negra no Brasil, feriado municipal em algumas cidades vadias bahianas do país;
  • Dia Universal da Criança - Criado por resolução das Nações com iniciativa da UNICEF. E o 12 de outubro? $$$...
  • Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada. Uma verdadeira Serial Killer;
  • Dia do Biomédico. Já citei este fato?

0 Comentários: