segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Infância Perdida: Mundo de Beakman



Voltamos agora com a sessão mais nostálgica deste blog, a sessão Infância Perdida!

Hoje trago a este blog um dos meus programas de TV favoritos e que deve estar incrustado no cérebro do pessoal nascidos nos anos 80. Com vocês, o maravilhoso, o decifrador de enigmas, o mestre dos mestre, o único... BEAKMAN!


Eu sou o Beakman, e vocês acabaram de entrar no Mundo de Beakman

O Mundo de Beakman (Beakman’s World) foi um programa de TV que passava no melhor canal da TV aberta brasileira desde que me conheço por gente, a TV Cultura, onde um cientista aloprado (Beakman) procurava responder as cartas enviadas pelos telespectadores fictícios de nomes esquisitos, e para tanto contava com a ajuda de seu rato de laboratório Lester (um cara vestido de rato) e sua ajudante Josie/Liza/Phoebe (variou a ajudante de uma temporada pra outra).


Lester, Beakman e Phoebe

Era a partir destas cartas que Beakman ia responder/resolver/provar/experimentar as mesmas através de diversas experiências, as quais ensinava a fazê-las em casa sempre sob a supervisão de um adulto. Tudo isso era feito dentro de um cenário mirabolante cheio de tralhas, cores e sonoplastias que prendiam a atenção de quem assiste. Até hoje me divirto com as frases pronunciadas aos gritos e rapidamente sempre que ia anunciar algo ou alguém.


- Lester, eu o desafio a...

- Ah, já sei, você quer deixar o cara vestido de rato com cara de otário em rede nacional!

Assim como o velho conhecido dos filmes de Sessão da Tarde, Ernest, Beakman também fazia o papel de vários personagens como por exemplo Art Burns, Meekman (irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio e o Professor Chatoff (Prof. I.M Boring, no original, entendeu, entendeu?), e vez ou outra também representava cientistas famosos como Albert Einsten, Charles Darwin, Benjamin Franklin, Issac Newton entre outros.


Prof. I.M. Boring/ Chatoff

Como se não bastasse o cenário aloprado, os personagens bizarros e as experiências e curiosidades, o programa começava e terminava no Pólo --- com 2 pinguins, Don & Herb, conversando sobre algum assunto fora de contexto e sem o menor sentido, que terminava sempre com um dos dois lembrando que era melhor ligar a TV para não perder o Mundo de Beakman.


- Liga logo a TV senão a gente perde o Beakman

A estrutura básica do programa era começar sempre com uma curiosidade absurda e extremamente inútil, como por exemplo: “ (ver vídeos do programa e pegar uma curiosidade)”; em seguida a ajudante ia pegando algumas cartas aleatoriamente de algum lugar estranho cheio de outras cartas, lia as perguntas e Beakman ia respondendo. Em seguida vinha o Desafio do Beakman, onde Lester era desafiado a realizar alguma tarefa, onde após algumas tentativas frustradas, vinha o Beakman que através de métodos científicos possibilitava/facilitava a resolução do problema. Logo mais vinha mais uma carta para responder e por fim os pingüins novamente.


"Todas as experiências devem ser feitas sob a supervisão de um adulto”

Durante todo o programa a única personagem que mudou foi a assistente de Beakman. Ao todo foram 3 garotas diferentes no papel: Josie (a mais engraçada na minha opinião), Liza e por fim Phoebe. Para quem quer dar uma olhada como estão hoje em dia os personagens deste programa, segue a foto:


Josie/Beakman/Lester

Uma coisa que sempre prezei foram os dubladores, os principais responsáveis por facilitar a vida das crianças e muitas vezes até deixar o programa melhor. Segue a lista das vozes:

Beakman – Flávio Dias
Lester – Carlos Silveira
Josie/Liza/Phoebe – Márcia Regina
Pinguim Don – Amaury Costa (1ª voz)/José Parisi Júnior (2ª voz)
Pinguim Herb (Léo na versão brasileira) – Paulo Porto
Versão brasileira – Álamo (1ª e 2ª temporada), Dublavídeo (3ª temporada)

No Brasil a série foi transmitida pela TV Cultura (1995-2002), Rede Record (1997), Cl@se (2000-2005) e Boomerang (2006). A série teve 3 temporadas, totalizando 91 episódios.
Para matar um pouco as saudades, segue um episódio completo, divido em 3 vídeos. Curte o vídeo:





Em síntese, esse programa foi um dos maiores responsáveis por atiçar a curiosidade na minha mente quando criança e que por fim acabou me levando a fazer o curso que estou atualmente: BIOMEDICINA! Um lance legal é que muitas das explicações que ele dá durante o programa a gente acaba vendo nas matérias do curso e as experiências que ele ensina a fazer a gente também acaba fazendo como o lance da gelatina com o suor do pé (que pra gente é uma amostra em meio de cultura).

Bom pessoas, por hoje é só. Bem me lembro que nessa época havia o combo Beakman/ Doug/ Anos Incríveis e a eterna luta Vs pais-que-querem-assistir-jornal-em-outra-emissora azar de quem não tinha duas TVs em casa. Bons tempos, bons tempos...

E vocês leitores, que programas gostavam de assistir? Mandem suas dicas, pedidos e sugestões de INFÂNCIA PERDIDA aqui nos comentários ou no nosso e-mail cerebelonabrita@hotmail.com.
Inté!
_____________________________________________________________________________
Filipe Carnage aprendeu a rasgar listas telefônicas com Beakman

7 Comentários:

Anônimo disse...

Beakman era show!Bons tempos que educação e cultura tinha espaço garantido na tv aberta,hoje ainda reina a Xuxa e as putarias de novelas em horário nobre!

Unknown disse...

Muleeque doidoo, a Josie ta senestraa ein? pegava facil haUhauahauAHuaH
nossa Mundo de Beakman, achava que eu era a unica criança que via esses troços =X mata um cado das saudades

anarosar disse...

nossa, eu adorava!! xDD
poxa, momento nostalgia batendo em mim! haouehaoehoaueh
não é a primeira vez q entro no seu blog, muito engraçado xD
o/

Filipe Carnage disse...

Valeu pelos comentários aí pessoas! Aqui o lema é nostalgia e cheiro de naftalina na certa.

Estamos aceitando sugestões para temas de postagens caso queiram ver algum assunto por aqui.

Só mandar no e-mail filipecarnage@hotmail.com ou no cerebelonabrita@hotmail.com

Semana de provas (fudidas) na facul, por isso já desculpem a ausência de posts...

Dentro de instantes, a qualquer momento, um post por aqui... ou não!

Inté!

Unknown disse...

Ah cara, adorei esse blog! E esse post muito bacana. Eu realmente acehi q apenas eu assistia esse programa, nunca ouvi ninguém falando dele. Detalhe, o combo ...
Massa ..
Valeu brother ,,,

Anônimo disse...

de: Patti Maionese

ainda assisto o Beakman é um maximo e tambem acho a josie mais engraçada tambem adoro os pinguins no começo e no fim queando eles aparecem...tem um que no final o Beakman fala como um carro funciona ai um dos pingiuns(o da direita)fala pro outro "agora vc sabe como um carro funciona, mais alguma pergunta"? dai o outro:Oque é um carro?
Achei esse uma maximo tem dois colegas na minha sala q ainda assistem o BEAKMAN♥ UM é um menino é uma menina eu eo m*******(ñ digo o mome dele, né)agente sempre fala
tu assistiu ontem o Beakman
eu gosto do Lester ele é ilario do desafio de Beakman, e das carta dai uma voz grita É MINHA... seu vi como assistentes a JosiE lIZA MAs numca vi akela phoebe
eu adorei um em q o Beakman responde uma pergunta e tal...ai o beakman mas alguma pergunta?ai o Lester..."ONDE VC FAZ SEU CABELO, EM UMA CENTRAL ELETRICA??
MAS O CABELO dele é um maximo mesmo
E A ABERTURA QUE É SENSIONAL:
"VOCÊ ENTROU NO MEU MUNDO E ESSE É O MUNDO DE bEAKMAN!
NO FINAL BIKIMAAAAAAN DADAADADADA
o MAIS BEM IMFORMADO O QUE SABE TUDO...BIKIIIMAN(É ASSI, QUE ELA FALA

patti disse...

o melhor tu tem um grande blog ai bem conpleto tem muita coisa tri....

BEAKMAN MELHOR PROGRAMA DE TODOS OS TEMPOS E Q ME ENSINOU MUITA COISA Q EU Ñ SABIA....♥♥♥