segunda-feira, 6 de julho de 2009

Infância Perdida: Coisas que fizeram sucesso e hoje estão no limbo do esquecimento

Em mais um e-mail criativo que eu recebi, vi imagens de coisas que se encaixam perfeitamente na seção “Infância Perdida” do CnB. Coisas que eu nem lembrava mais que um dia vi, ou convivi. Coisas que fizeram um sucesso desgraçado na década de 80 (algumas sobrevivendo ao início da década de 90) e hoje estão no esquecimento. Algumas coisas legais e outras completamente toscas, mas que quase todos que tiveram uma infância oitentista já usaram/assistiram/comeram. Confira aí:

BONECO DO FOFÃO:

imagePutaquepariu que boneco feio. Eu nunca tive isso, mas em quase todo quarto de criança da década de 80 tinha esse boneco descabelado com cara de testículo. Eu, na minha mente curiosa, me perguntava que tipo de criatura era o Fofão… 

ATARI:

image

Salve ó Supremo e Primitivo Avatar dos video-games! Joguei muito Atari! Nunca tive um também, meu primeiro game foi o NES, mas muitos primos e colegas tinha esse console e… ah, Atari é a própria imagem do clássico!

TURBO-VIDEO-DRIVER:

image

Puta merda, esse eu tive! Ganhei de presente de aniversário, aliás, eu nem sabia que o nome dessa coisa era algo estrambólico como “TURBO-VIDEO-DRIVER”! E durante um bom tempo considerei isso meu primeiro video-game! Cara, era como se fosse o meu carro! Pra uma criança de hoje isso seria o cúmulo da tosquice, já que hoje em dia você joga coisas como Need for Speed e derivados… Mas antigamente, esse painelzinho com volante enchia os olhos!

TOPOGIGIO:

image

Eu tive um bicho desse, mas era uma versão miniatura, do tamanho de um chaveiro. Pow, isso deve ter vindo do planeta do fofão, pense numa criatura feinha.

SUPER-MÁQUINA:

image

Ráááá! Mas é claro que eu tive a Super-Máquina! Lembro bem do meu carrinho preto, lembro inclusive que eu gostava bagaraio do seriado!

PULA-PIRATA:

image

Clássico dos clássicos, eu sempre achei o Pula-Pirata um brinquedo muito divertido, criativo, e que dava um puta sustão quando esse pirata desgraçado pulava quando a gente enfiava uma determinada espada no barril! Brinquedo legal…

POGOBOL:

image

Sabe duma coisa? Eu tentei brincar com isso, mas sinceramente? Achei idiota. Sério mesmo, eu dava uns 3 pulos nisso e pensava “caraca, que brinquedo de merda”… MAs claro, o tal do pogobol marcou a infância de muita gente e bla bla bla…

PIROCÓPTERO:

image

Olhaí o Vetor do Diabo! Esse brinquedo era maldito! Você colocava essa coisa pra rodopiar no ar, e ele sempre achava o olho de alguem! Ah, e claro que eu usei muito isso, mas nunca entendi por que diabos o nome dessa coisa era “PIROCÓPTERO”. Parece uma mistura de “piroca + helicóptero”… Era um brinquedo para meninos? E para meninas seria o que? “Xanocóptero”? Eu hein…

PENSE BEM:

image

AhhahAhHAHA! Cara, esse era demais… O slogan já dizia “Muito mais que um brinquedo, quase um computador”! Na verdade parece aquelas máquinas de cupom fiscal de caixa de supermercado. Bom, esse eu nunca tive ou usei, mas lembro dele vagamente…

MINIATURAS COCA-COLA:

image

Meu chapa… ESSE AÍ COM CERTEZA VOCÊ JÁ TEVE! (Isso, é claro, se você for da época)… E a baita curiosidade de abrir essas garrafinhas e tomar o maldito líquido que vinha dentro! Ainda bem que nunca fiz isso… ¬¬

MEU QUERIDO PÔNEI:

image

Acho que o Filipe Carnage que fazia coleção desses cavalinhos pederastas…

MENINA-FLÔR:

image

Já esse aqui era o brinquedo preferido do Hugo Behael…

KODAK INSTAMATIC:

image

Nossa, eu lembro dessa maquininha fotográfica. Na verdade era da minha véia, e ela me deu quando já tava quebrada, mas eu gostava dela…

MACACO MURFY:

image

Cara, eu tive esse macaco! E lembro que quando você apertava a barriga dele, ele abria a boca e fazia um barulho escroto, parecendo a tosse de uma velha com pneumonia! Aliás, que anunciozinho pederasta esse da Estrela hein? Um gorila vestido de cowboy e a frase “PREPARE SEU CORAÇÃO”…. hmmmmmmmmmmmm ¬¬

LANGO-LANGO:

image

CRIA DE SATANÁAAAAAAAAAASSSS! Rapaz… acho que era moda fazer boneco feio na década de 80, mas eu lembro que queria um desse quando era criança, mas quando minha mãe foi comprar, já havia acabado, e eu acabei ganhando uma daquelas pistas de carrinhos HotWheels… (Sim, HotWheels é antigo bagaraio tambem)

KICHUTE:

image

O Kichute foi uma espécie de chuteira genérica, com essas incríveis travas de borracha aerodinâmicas que… imitavam uma chuteira. É, era um tênis que imitava uma chuteira. E eu TIVE O MEU!

IOIÔ COCA-COLA:

image

Dispensa comentários. Esses ioiôs da Coca-Cola viraram mania nacional e geraram vários torneios de pátio de colégio! O legal é que a Coca Cola lançava umas instruções ensinando a fazer manobras “radicais” com esses ioiôs… Eu acertei minha testa várias vezes tentando fazer algumas manobras…

GRAVADOR GRADIENTE:

image

Se você não é da geração adolescente-debilóide de hoje em dia, já deve ter visto esse rádio-gravador nessas cores-padrão. Com um microfonezinho do lado, você apertava o play e gravava sua voz ou o que quisesse. Podia brincar de jornalista enchendo o saco entrevistando qualquer um…

CARRINHO TROMBADA:

image

Esse eu também tive, e acredite, eu consegui amassar esse carro de um jeito que ele nunca mais desamassou…

CHOCOLATE SURPRESA NESTLÉ:

image

Putz, um dos meus chocolates preferidos. Ele sempre vinha com uns cards dentro da embalagem, trazendo a “ficha técnica” de algum animal. Aquilo pra mim era demais, principalmente por que eu adoro animais, e ficava sabendo um pouco sobre cada um um.

CANETINHA PLAYCOLOR:

image

10 em cada 10 meninas tinha essas canetinhas. A maldita canetinha branca prometia ser uma espécie de corretivo, apagando as outras, mas na verdade fazia um cagão desgraçado manchando o papel.

AQUAPLAY:

image

Ah esse eu achava bem criativo! Um brinquedo cheio dágua, pra se jogar de duas pessoas, onde cada um apertava seu respectivo botão tentando fazer a bolinha flutuar até a rede adversária. O meu Aquaplay era de basquete…

CARAMELOS DE LEITE:

image

Lembro bem desses caramelos. Enjoativos depois do 3º, mas você encontrava em qualquer banquinha de bombom.

VAI-VEM:

image

Muitos “coleguinhas” meus tinham esse brinquedo. Eu nunca tive. Uma vez fui brincar com isso e pensei “mas que brinquedo de merda!”. Consiste em uma duas pessoas que ficavam empurrando essa coisa oval através de um par de fios, uma pra outra. Só sei que fez muito sucesso também e é nostálgico para muitas pessoas.

MOLA-MALUCA:

image

Err… pessoal, essa é a mola maluca. Ela era uma mola colorida, toda criança tinha e… ela esticava e retraía, esticava e retraía de novo. Era uma mola. Colorida.

BONECA FOFOLETE:

image

Não lembro dessa boneca, mas o Hugo deve lembrar. Eu sei que parece nome de travesti.

CIGARRINHOS DE CHOCOLATE:

image

aAHhaHAHAhAhHAHAh! MAs olha só que negócio politicamente incorreto! Putamerdavéi, eu me amarrava nesses cigarrinhos de chocolate. Pra você ver como os tempos eram outros: você colocava dois moleques com maior cara de MALA  numa embalagem, fumando um cigarrete de chocolate, e ninguem falava nada!

 

É… qualquer dessas coisas (exceto os chocolates) que você desse a uma criança de hoje em dia, ia fazer o pequeno infante rir da sua cara. Mas que fizeram um baita sucesso na sua devida época, ah isso fizeram. Pode acreditar.

Créditos: Fabi e seus e-mails nonsense.

11 Comentários:

Filipe Carnage disse...

ALERTA: Nostalgia total para os oitentistas!

Caraca Ed, foi fundo no baú de brinquedos hein!
De todos esses eu tinha os seguintes:
-ATARI (fiz até uma postagem com as fotos de quando ganhei o dito: http://cerebelonabrita.blogspot.com/2009/01/reacao-wii-primeiro-video-game.html);
-PULA-PIRATA: o barril do meu era cinza. Brinquei demais com ele até ir para o sótão de casa;
-PIROCÓPTERO: brinquedinho infernal que foi febre durante muitos anos. Coisa mais simples e barata que essa impossível;
-LANGO LANGO: eu tinha o amarelo (mas sempre quis ter o verde). Ganhei numa vez que fui pra Londrina visitar meus avós. Brinquedinho feio da porra;
-IOIÔ DA COCA-COLA: na verdade o meu era da Sprite (que eu gostava mais na época) naquela versão profissional (translúcida). Manobras que mais faço: "Torre-Eifel", "Cachorrinho passeando", "Volta ao Mundo" e "C'mon Here Scorpion Style";
-CHOCOLATE SURPRESA: não gostava de comer chocolate, mas as figurinhas eu queria;
-AQUAPLAY: também tinha o de basquete. Muito melhor que muito brinquedo de hoje em dia;
-CIGARRINHO DE CHOCOLATE: esse chocolate sim era bom, sempre que podia eu comia um desses. Se falassem que cigarro era bom que nem esse chocolate capaz que eu virasse fumante (se eu fosse retardado, é claro!)

Outro chocolate que eu gostava (e ainda gosto) são aqueles guardachuvinhas de chocolate com gosto de manteiga que a gente ganhava na escola pra páscoa não passarm em branco na escola, uhauhahaha...

Bons tempos aqueles... infelizmente hoje só temos XBOX 360, PCs fodásticos e Internet... PERAÍ! Do que eu tô reclamando? Huahahahahha...

Naiane disse...

Ed, que post show!
Adorei ver essas coisas que eu nunca mais tinha visto. Deu saudade, ó!

Só não tenho saudade do Pogobol (nem lembrava que o nome era esse). Eu nunca consegui pular nisso... kkkkkk!

Parabéns, muito bom!

Dri Viaro disse...

Vim deixar bjs e boa noite!!

Comprei meu flat! disse...

oh mai goosshh! objetos pre historicos! hj em dia as coisas ultrapassadas serã todas em forma de arquivos eletronicos, e naum objetos........

Mateus! disse...

caralho
minha infância resumida véio
muito bom
abrço

Anônimo disse...

caralho
minha infância resumida véio [2]

bom post

Fabiane disse...

é nesses posts que descoobrimos que estamos ficando mais experientes(velhos mesmo)...

Carol Flor disse...

tô véia!!!!
demais!!!

Hugo Behael disse...

o meu aquaplay era igualzinho...
eu perdia horas nesse playzinho...
lembrou-me a infância mesmo!!
valeu Ed!

Joelma Alves disse...

Eu só tive o boneco do Fofão!Tinha também uns bombons bem vagabundos do Fofão q eu adorava.
Acho que o menino dos Cigarros de Chocolate parece o Mussum!Devia ser do Cacildes esse cigarrinho...

Tiago Ziviani disse...

nossa galera, realmente essas coisas fizeram parte das nossas vidas, e ainda tem varias outras coisas mas o basico era isso msm!!!
tive todas essas coisas e pode ter certeza, hj nao fazem mais coisas lergais como estas!!
desculpa o sumiço, mas logo to de volta,
abraços galera